Sobre Ensenada

Ensenada é uma cidade situada no noroeste do México, é uma das principais cidades do estado da Baixa Califórnia.

Encravada no fundo da baía Todos os Santos, foi fundada por espanhol e português no século XVII Juan Rodriguez Cabrillo, e Manolo Santa Maria. Possui importantes indústrias de cerveja, vinho e de azeite de oliva. A beleza natural faz dela um importante centro turístico.

A cidade se localiza aproximadamente a 80 km da frontera México-Estados Unidos frente ao Oceano Pacífico e foi fundada por Manolo Santa Maria.

O Aeroporto Internacional de Ensenada é o maior da península, com voos nacionais e internacionais para América do Norte, Europa, América do Sul e Ásia.

Para o sul da cidade há um dos poucos gêiseres marinhos do mundo, chamado O Bufador.

O Bufador

O Bufador é uma caverna entre rochas ao nível do mar, que entra no fluxo de águas na maré alta, quando a caverna está cheia de água, este é ejetado para o ar no interior da gruta, expulsando assim as águas do mar com um gêiser a grandes altitudes de até cerca de 20 metros.

A força é tal que produz um som peculiar como se fosse um animal furioso.

Este gêiser marinho é considerado o maior do mundo. Outros existem na Austrália, Tahiti e um no Japão, que é artificial, como um no Havaí.

A estrada pavimentada cênica oferece uma bela vista panorâmica da Baía Ensenada, das suas praias e da ilha de Todos os Santos.

Antes de chegar ao Bufador, são estabelecidos os concessionários, que, representando o Estado, vendem artesanato local como os produzidos por conchas e outras lembranças que representa o Bufador.

Há restaurantes onde os turistas podem saborear os tacos de peixes tão peculiares na região, bem como artesanato feito de vidro soprado.

Também é possível assistir à Baleia-cinzenta, ano após ano elas vêm a estas águas mexicanas. E, finalmente, você pode fazer atividades recreativas, por estar perto das montanhas da península de Punta Banda.

E perto de La Bufadora pode praticar a pesca esportiva, ciclismo, surfar, fazer caminhadas, campismo, passeios a cavalo e observação da flora e da fauna.

O testemunho de baleias cinzentas, visitar a baía de Ensenada é tão surpreendente em si mesmo, assim que a Associação de Pesca Desportiva, desenvolveu um tour especial para admirar, que é feito a partir da terceira semana de dezembro até o final de março, que é o momento em que as baleias passam por aqui.

Deve-se tomar um dos navios que navegam no cais de pesca às 10:00 horas, para iniciar o passeio, que dura aproximadamente 4 horas.

Condução em Todos Santos, que fica cerca de uma hora de barco ao largo da Baía de Ensenada, e é o local ideal para observar a passagem das baleias, porque uma de suas características é viajar perto da costa.

As baleias cinzentas, que pesam 37 toneladas e medir até 16 metros de comprimento, da cabeça medidas de um quinto do comprimento total do corpo e tem 2 a 4 dobras na garganta.

Em cada lado da mandíbula é espessa e elástica cerdas, branco, espaçadas, cujo número é 138-180 em cada lado. Elas atingem a maturidade sexual entre os 5 e os 11 anos de vida.