Regras de bagagem da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
Bagagem despachada
A partir de agora, as companhias aéreas estão autorizadas a cobrar pela bagagem despachada e não serão mais obrigadas a oferecer a franquia de uma bagagem de 23 kg para voos nacionais e de dois volumes com até 32 kg para voos internacionais.
Dessa forma, as companhias poderão cobrar para despachar suas malas, com uma taxa extra, como se fosse a taxa de embarque. As empresas terão autonomia para definir como será feita a cobrança e se ela será realmente feita.
Qual o peso da bagagem despachada para voo nacional?
Em voos nacionais, é permitido que a bagagem despachada pese até 23 kg (podendo ser cobrada, dependendo da companhia aérea e da tarifa escolhida).
Qual o peso da bagagem despachada para voo internacional?
Em voos internacionais, as normas da ANAC aplicam-se aos voos que saem do Brasil. Com as novas regras da ANAC, cada empresa pode escolher o peso que permite por bagagem despachada em voo internacional. Entre em contato diretamente com a sua companhia aérea.
Confira as informações sobre bagagem diretamente com a sua companhia aérea e evite problemas na hora do embarque.
Franquia de bagagem de mão
A bagagem de mão teve o seu peso alterado de 5 kg e para 10 kg. Esta regra vale tanto para voos internacionais quanto para voos domésticos. As medidas variam conforme as regras de cada companhia aérea.
O passageiro passou a ter direito a 1 mala de mão de até 10 kg com valor incluso no preço final da passagem aérea. Dependendo da classe do voo, da linha aérea e de companhias internacionais, o peso pode ser maior ou menor.
Bagagem de mão é aquela que pode ser levada junto ao passageiro durante a viagem. As dimensões da mala que você pode levar dentro do avião variam de acordo com a linha aérea, mas no geral o tamanho máximo é de 115 cm lineares (incluindo rodas, bolsos e alças).
Salvo crianças de até dois anos pagando 10% da tarifa, qualquer passageiro tem direito a levar uma bagagem de mão, de acordo com as exigências relatadas acima.
O que pode levar dentro do avião como bagagem de mão?
- Bolsa de mão ou maleta;
- Peças que possam ser guardadas embaixo do banco de passageiros ou compartimento da aeronave;
- Sobretudo, mantas ou cobertores;
- Guarda-chuvas ou bengalas (não pontiagudos);
- Material de leitura para viagem em quantidade razoável.
- Cosméticos sólidos (batom, protetor labial, desodorante e etc);
- Mamadeiras e alimentos infantis industrializados – apenas com a quantidade necessária e suficiente para a duração do voo;
- Medicamentos essenciais, acompanhados de prescrição médica com nome do passageiro;
- Medicamentos que não necessitam prescrição médica podem ser carregados na bagagem de mão desde que tenham até 100 ml;
- Itens pessoais, como documentos, carteira e outros acessórios pequenos (óculos, jóias, cintos, entre outros);
- Aparelhos eletrônicos de uso pessoal – celular, notebooks, câmeras fotográficas, tablets e afins.
Passageiros com necessidades especiais: aqueles que possuem cadeira de rodas completamente desmontável tem direito a levar o item como bagagem de mão, mas o mesmo é transportado no porão.
Transporte de líquidos na bagagem de mão para vôos internacionais.
O transporte de substâncias líquidas na bagagem de mão prevê que o transporte de gel, pasta, creme, aerosol e similares, com frascos de até 100ml, deverão ser colocados em envelope plástico transparente, vedado, com capacidade total máxima de 1 litro e não excedendo a dimensão de 20X20 cm.
Cada passageiro terá direito a embarcar com 1 envelope plástico somente. As companhias aéreas aéreas não fornecem esta embalagem.
Líquidos em frascos acima de 100ml não poderão ser transportados na bagagem de mão, mesmo se o frasco estiver parcialmente cheio.
Produtos adquiridos em free shop ou a bordo de aeronaves podem exceder o limite estipulado acima, desde que dispostos em embalagens plásticas seladas e com o recibo de compra à mostra, comprovando com a data do bilhete aéreo.
Estão liberados para transporte: remédios com a devida prescrição médica, alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais, na quantidade necessária a serem utilizados no período total de vôo, incluindo eventuais escalas, devendo ser apresentados no momento da inspeção.
Para facilitar as inspeções de segurança no equipamento de Raio-X, as embalagens plásticas contendo os frascos com líquidos devem ser apresentadas separadamente da bagagem de mão do passageiro, bem como dos paletós, jaquetas e laptops.
O que não pode ser levado na bagagem de mão?
- Objetos cortantes ou perfurantes, tais como canivetes, tesouras de unha e demais itens pontiagudos. Estes devem ser carregados na bagagem despachada;
- Líquidos, géis ou substâncias pastosas devem ser carregadas em uma embalagem plástica de até um litro, sendo que cada frasco não pode exceder o total de 100 ml;
- Alimentos para bebês ou líquidos especiais podem ser carregados apenas na quantidade correta para consumo durante o voo.
Bagagem especial
Existem ainda os itens que são transportados como bagagem especial. Estes itens não podem exceder o peso máximo da franquia de bagagem das companhias aéreas, caso contrário, será necessário pagar pelo excesso de bagagem.
São consideradas como bagagem especial as seguintes peças:
- Vara de pescar;
- Prancha de surf (por unidade);
- Bicicleta (por unidade);
- Esqui ou snowboard (por unidade);
- Arco e flecha;
- Kite surf (por unidade);
- Tacos de golfe, bastões de esqui, hóquei no gelo, de marcha;
- Patinete, skate e afins.